31 de out. de 2009

Boletim do Mês, nº 01

Boa-noite pessoal! É com muito prazer que venho escrever o primeiro boletim do mês, aquele resumo mensal que eu disse que faria toda última sexta-feira de cada mês, lembram? Acabei tendo alguns problemas aqui e por isso a postagem atrasou mas agora tá tudo certo. E é isso aí! Esse mês foi bem agitado e teve de tudo, entre novidades, boatos, acidentes, etc. e tal. Chega de papo e vamos às notícias!


Mais Vip's II pro Rio de Janeiro: o mais recente lançamento da Caio, o Apache Vip II, é um sucesso e ninguém tem dúvida disso. Diversas empresas pelo Brasil já compraram suas primeiras unidades do modelo, já tem encomendas de novas unidades e a situação não está diferente aqui no Rio. Neste mês quem veio de Vip II foi: Novacap (duas portas e desembarque no meio), Madureira Candelária (mesma configuração da Novacap), Acari (mesma configuração anterior), Continental (desembarque por trás e os únicos da remessa abordada aqui que vieram encarroçados em OF-1418) e Jabour (com ar-condicionado e desembarque por trás, para as linhas de integração com o metrô), todos esses com elevador para deficientes físicos e encarroçados no bom e "velho" chassi OF-1722M, da Mercedes-Benz. E que venham mais Vips II!

Mercedes-Benz lança novo chassi: falando em Mercedes-Benz a nossa querida estrela lançou, este mês, mais um chassi voltado para os ônibus da categoria "midi". Trata-se do OF-1218 que possui o mesmo motor do OF-1418 (o OM-904 LA, de 177cv) e um pouco menos de porte, próprio para carrocerias até 9,6 metros de comprimento. O novo chassi já está em teste em algumas cidades (inclusive aqui, pela Redentor que trouxe um Spectrum City de uma empresa paulista) e promete ser um sucesso nas linhas de curta distância. Tão logo as empresas comecem a comprar, estaremos noticiando aqui pra vocês.

Vera Cruz (RJ205) compra Svelto Midi: a verdinha de Duque de Caxias "tá que tá"! Comprou Torinos, Viales, Vips II e agora surpreendeu a todos com a aquisição do novo filho da Comil: o Svelto Midi. Até agora só chegaram duas unidades (não se sabe se virão mais) encarroçadas no já comentado aqui OF-1218, com desembarque pelo meio e para maior surpresa de todos, itinerários eletrônicos, sendo os primeiros carros da empresa a ter o equipamento. Agora é esperar pra ver se virão mais e que a empresa goste dos letreiros (=P).

Grupo Redentor compra mais Spectrum City: o grupo Redentor realmente adorou os produtos da Neobus. Todas as últimas compras das empresas do grupo tem sido com a encarroçadora (entre Megas, Spectrums City e Road e etc.) e dessa vez não foi diferente. Chegaram mais Spectrum City para as empresas do grupo, todos encarroçados no chassi OF-1418 e três portas, sendo a do meio com elevador para defs. físicos, seguindo o padrão das compras anteriores. Os da Barra já chegaram na garagem e estão prontos pra rodar, enquanto que os da Futuro e da Redentor já estão nas ruas. Vamos ficar atentos por mais novidades do grupo.

Neobus lança Spectrum Class 320: falando em Neobus ela acrescentou mais uma carroceria ao seu catálogo nesse mês: é o Spectrum Class 320, um modelo que ficaria entre o Spectrum Road e o City, sendo indicado para linhas intermunicipais ou urbanas de média distância. Podemos esperar ver muitos desses aqui no Rio, visto que esse modelo de carroceria faz um certo sucesso entre as empresas da região metropolitana.

Spectrum Road 370 pra Útil, Guanabara e Brisa: essa foi uma notícia que me agradou muito porque eu particularmente achei o Road 370 muito bonito e pelo visto a Útil também. Depois de ter feito o teste com uma unidade, agora a empresa comprou mais algumas pra ficarem definitivas, em chassi O-500 RS (da Mercedes-Benz, para quem não sabe), bem como a Guanabara que também comprou Road 370 e em breve poderemos ver as primeiras fotos do modelo por aí na internet. Quem também vai aparecer de Road 370 para a grande surpresa de todos é a Brisa, que também deve estrear um novo layout (pintura) com a chegada desses carros. Vamos esperar pra ver como é que vai ficar.

Vênus compra G7: uma empresa que tem uma frota invejável, recheada de Volvos e Scanias, acrescentou mais unidades pra sua "coleção" recentemente. Tratam-se do lançamento da Marcopolo, o Paradiso G7 1050 encarroçado sobre chassi Scania modelo K310 IB 4x2. Com essa compra a empresa sai na frente mais uma vez, sendo uma das primeiras a comprar o lançamento de alguma encarroçadora, como aconteceu ano passado com os Vissta Buss Elegance 360, lançamento da Busscar que ela comprou pouco depois do lançamento oficial do modelo e que também vieram encarroçados em chassi Scania. Em breve veremos essas "beldades" circulando por nossas ruas.

Mais novidades no grupo JAL: e dessa vez a Real Rio também foi beneficiada e com uma grande surpresa: Mega IV em chassi OF-1722M com ar-condicionado, vistas eletrônicas e desembarque no meio com elevador pra defs. físicos. Também vieram Megas IV pra Flores (como eu disse semana passada que havia visto) na mesma configuração dos Megas da Real Rio. Ainda não sabemos pra quais linhas esses carros irão, mas aonde quer que estejam estarão muito bem colocados, pois além de muito bonitos visualmente estão prontos pra proporcionar uma viagem muito confortável aos passageiros.

Spectrum City pra Vila Real: e eis que ela volta a comprar Neobus. A empresa adquiriu duas unidades do Spectrum City encarroçado em chassi OF-1418, vistas eletrônicas da cor branca e desembarque pelo meio com elevador pra defs. físicos. São aguardadas mais unidades do mesmo.

E vem por aí mais G7: outro sucesso absoluto, a já comentada nova linha de rodoviários da Marcopolo chamada G7, que por enquanto conta com os modelos Viaggio 900 e 1050 e Paradiso 1050 e 1200. Falando nisso nós já podemos citar aqui mais empresas que estão comprando (ou já compraram) produtos da nova linha: Costa Verde, Útil, Teresópolis e Gontijo, essa última aproveitando também pra ser uma das primeiras a comprar uma das novidades da Scania pra esse ano: o chassi F270 de motor dianteiro, uma configuração que há muito tempo a Scania já não trabalhava mais. Estaremos atentos para mais notícias e assim que as devidas unidades começarem a chegar nas garagens iremos fazer uma abordagem mais detalhada. Antena ligada!

Escândalo Ocidental: um caos: é assim que podemos definir a situação da Oeste Ocidental depois daquele acidente que mexeu com o Rio de Janeiro, deixou diversas pessoas feridas e trouxe à tona um problema que há muito tempo é ignorado pelos responsáveis do transporte: a falta de manutenção. A empresa teve suas linhas repassadas para outras empresas, teve sua garagem lacrada e seus carros novos transferidos para a Amigos Unidos (TAU). Rolam boatos sobre a empresa ter sido comprada mas até agora nada foi confirmado. Tenhamos esperança de ver essa empresa retomar seus dias de glória, como era antigamente (procurem algumas fotos antigas da empresa, vale a pena).

Nova pintura da Oriental: é isso mesmo, nova pintura da Oriental. Alguns acreditam que a empresa foi comprada, outros não, mas o certo é que a nova pintura não lembra EM NADA a antiga que com certeza vai deixar saudades, pois já era praticamente um patrimônio histórico (risos). A pergunta que fica é: com a pintura nova vem carros novos também? Como eu costumo dizer pras pessoas: a busologia é uma caixinha de surpresas! E eu tô errado??

G7 da Breda Serviços (SP) sofre acidente e uma pessoa morre: infelizmente nós também temos más notícias esse mês. A Breda Serviços, de SP, comprou recentemente algumas unidades do G7 e uma delas, a 1543, bateu e causou a morte de uma pessoa. Não soubemos a causa do acidente.

Dois carros da Pégaso se chocam de frente: mais um acidente e dessa vez foi bem pior. Dois ônibus da Expresso Pegaso, um Viale e um Apache Vip I, se bateram de frente num dos sinais da av. das Américas, zona oeste do Rio. Quem já viu o vídeo do acidente (que mostra no ato) pôde perceber claramente que a culpa foi do motorista do Vip, visto que o mesmo veio em alta velocidade e por conta disso não iria conseguir parar no sinal. Enfim, ninguém quer ver esse tipo de coisa acontecendo, então não podemos continuar tolerando a imprudência e a falta de preparo dos profissionais. Vamos cobrar!

*FLAGRANTE DA VEZ* - Não é mais especulação: Real Brasil comprou G7 também e em chassi Scania. Flagrei uma unidade ontem fazendo um pequeno vídeo com meu celular que vou postar aqui daqui a alguns dias. Ficou distante mas dá pra ver como o carro ficou bonito nas cores da empresa.


Agora chegamos naquela partezinha chata: a finalização... Como eu disse lá no começo foi um mês bem agitado. Listamos aqui os acontecimentos de primeira grandeza e qualquer coisa que alguém queira falar conosco (notícias, boatos, novidades, informações adicionais, correções e etc.) é só usar nosso portal de voz (contato.bus@hotmail.com). É isso aí galera! Fiquem atentos ao post de terça-feira, aonde vou postar algumas fotos referentes às postagens de hoje (vou caçar alguns vídeos também) e meu amigo Gustavo vai vir com mais desenhos pra vocês (em breve postarei os meus também). Aquele abraço, fiquem com Deus e que venha o mês de novembro recheado de novidades!

Notícias: Yuri Chavez e Gustavo Bayde
Texto: Yuri Chavez

Um comentário: