24 de nov. de 2009

Desenhos, n° 02

Salve galera!

Desculpem a demora. Realmente os dias tem sido atribulados para todos nós, mas na medida do possível, retomaremos o nosso ritmo.

E como eu tô em falta com vocês, vim trazer uns desenhos pra vocês matarem a vontade! :)

Pra começar, vamos com a polêmica Ocidental, e o que ela tem de mais novo: Os Thunder+ II Volks, ex-Oeste.


Dados técnicos:

Carroceria: Neobus Thunder+ II
Chassi: Volkswagen 9-150 EOD
Empresa: Viação Oeste Ocidental S.A. (Av. Sta. Cruz 11220, Santíssimo, Rio de Janeiro)


Esses Thunder chegaram como pagamento pelo repasse do trio 857/858/859 (das três, apenas a 858 tá rodando efetivamente, com carros da Expresso. A 859 vez ou outra roda com o 87580, e a 857 roda como 873 - CG x 7 de Abril). Depois da liberação da empresa, os carros ficaram algum tempo parados, por conta de documentação atrasada. Depois de devidamente legalizados e vistoriados, eles voltaram ás ruas, sendo que alguns foram renumerados. Operam nas linhas 828B, 846B, 847B e 848B.

Ê vamo que vamo!

Agora vou falar da famosa Vera Cruz (RJ 205), empresa que teve seus carros "carinhosamente" apelidados de "Diabos Verdes". Ela tava meio para no tempo, mas desde o ano passado vem surpreendendo em suas renovações. Primeiro veio de Torino (1418), depois Viale (1722), Vip II (1722, que tô mostrando aqui), e agora, foi a pioneira no uso do OF-1218 e do Svelto Midi no Rio.

 

Dados técnicos:


Carroceria: CAIO Apache Vip II
Chassi: Mercedes Benz OF-1722M/59
Empresa: Viação Vera Cruz S.A. (Rua Juparana 50, Centro, Duque de Caxias)

Continuando...

Novamente vou de Vip II, mas agora numa das empresas mais discretas da capital, a Saens Peña. Tem apenas 4 linhas regulares, faz fretamento para condomínios na Barra, mas se destaca pelo padrão de sua frota (sempre muito nova, marca do Grupo Guanabara). Recentemente deu um passo ousado: Junto com a Normandy, ela tá concorrendo a licitação do Lote 1 do transporte de São José dos Campos, onde já operam a Expresso Maringá (PR), e a Júlio Simões (SP).


Dados técnicos:


Carroceria: CAIO Apache Vip II
Chassi: Mercedes Benz OF-1722M/59
Empresa: Viação Saens Peña S.A. (Rua Leopoldo 708, Andaraí, Rio de Janeiro)

Mudando um pouco de ares, a filhinha da Santo Antônio vem dar o ar de sua graça no blog. É ela mesmo, a Caprichosa tá pintando por aqui (ficou parecendo desfile de escola de samba, Rs'). A empresa de um up enorme depois que passou para as mãos da ervilha de Caxias. As renovações e a manutenção agora andam num ritmo muito bom. Mostro aqui um dos Torino,  adquiridos no ano passado, fixos da 639 e da 774, mas que costumam passear pela 905 e 940 também.


Dados técnicos:


Carroceria: Marcopolo Torino G6
Chassi: Mercedes Benz OF-1722M/59
Empresa: Caprichosa Auto Ônibus Ltda. (Rua Bulhões Marcial 361, Parada de Lucas, Rio de Janeiro)

E pra finalizar, um desenho da minha querida azulzinha da ZO, a Jabour, com um modelo que marcou época na empresa: o Senior. A empresa adquiriu começou com os Senior GV, e depois passou aos "G6", que foram usados em larga escala, e em várias configurações. A que mostro aqui era uma das que eu mais gostava: os de 2 portas (os 1°s da Zona Oeste), que passaram sua vida quase inteira fixos na 864, sendo distribuídos á outras linhas quando estavam prestes á sair. Em 2007 eles deram adeus, sendo trocados por Thunder+ II.


Dados técnicos:


Carroceria: Marcopolo Senior "G6"
Chassi: Mercedes Benz LO-914/42,5
Empresa: Auto Viação Jabour Ltda. (Av. Sta. Cruz 12.375, Senador Vasconcelos, Rio de Janeiro)

É isso pessoal. Desculpem a demora, e em breve o Yuri virá ai com mais atualizações!

Texto: Gustavo Bayde

Nenhum comentário:

Postar um comentário